Quando saí do carro pensei imediatamente: "Nossa, qual será a reação deles ao me verem na sala com o cartaz na mão?"
Subi as escadas muito rapidamente e procurei me sentar bem rápido, para que não notassem a minha presença. Porém a primeira coisa que ouço é um comentário a respeito do problema do dia anterior: "Anna Olívia, não trouxe o cartaz ontem né? Que irresponsabilidade!"
Me virei calmamente e respondi com um ar de nervosismo e impaciência : "Você provavelmente, não deve saber o motivo de eu ter faltado ontem. Infelizmente não devo explicações à você, que não se esforçou ao mínimo pra esse trabalho."
Ele se calou e procurou não continuar conversando comigo pelo resto do dia. O representante de classe chegou na sala e fui falar com ele. Dei minhas explicações e pedi que ele pedisse desculpas em meu nome pelo transtorno que gerei. No início todos me olharam com desaprovação e sensação de raiva, mas não me importei com isso.
Nesse dia eu estive muito nervosa com tudo o que aconteceu, inclusive minha raiva pela sala era tanta que resolvi fazer minhas reclamações no mesmo dia. Convresei com uma colega de sala sobre algo que haviam comentado à meu respeito no dia anterior. No quinto horário me dirigi à sala da coordenadora e fiz uma pauta sobre o comportamento dos alunos. Disse que eram imaturos, não conseguiam tornar uma aula produtiva, sempre faziam comentários desnecessários que desvirtuam o assunto tratado, não conseguem se calar e são extremamente desobedientes. Disse que a escola é um ambiente de trabalho, não um local para que se façam amizades ou algo do gênero. Sala de aula é um lugar sério, não um ponto de fofocas ou piadinhas inerentes ao assunto promovido pelos professores. Reclamei e usei como pretexto o fato de terem colocado câmeras por todo o colégio, dizendo que isso não passava de um meio de conter os alunos que não obedeciam às normas do colégio, que estes não têm idéia de que esse período é um preparatório para a vida e que isso é importante para o seu desenvolvimento no futuro.
Não cheguei a comentar sobre o fato de alguns professores também não levarem certas coisas a sério. Alguns permitem que alunos façam críticas ofensivas em sala de aula, conversam sobre assuntos que não condizem com a ética de um professor e não possuem uma relação professor/aluno, em alguns momentos chegam a se mostrar mais próximos ao ponto de não punirem da maneira correta, aqueles que são mais ítimos, justamente por essa intimidade, deixando passar pequenos atos que não estão de acordo com as sanções empregadas nessa unidade escolar.
O que mais me irrita nesse colégio são esses alunos, fora isso acredito que a instituição é um lugar de trabalho correto e sério, que merece sim aplausos pela boa formação que procuram promover aos alunos.
Mas isso não é um motivo pra eu querer permanecer lá... Todo esse período que passei nesse ambiente, me fez crer que perdi três anos na vida. Apesar disso, vou encarar como uma "fase". Espero que eu volte a ter as sensações de antes, sem pressões, sem que quase nada possa me afetar emocionalmente de maneira negativa.